De Onde Vêm os Pássaros?

Nós não podemos evitar que pássaros voem sobre nossa cabeça, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre nela. Porém, de onde vêm os pássaros?

MENTETRILHAS MENTAIS

Cesar Felicio

Mulher em pé em um por do sol, soltando pássaros no céu.
Mulher em pé em um por do sol, soltando pássaros no céu.

De onde vêm os pensamentos e imagens que passam constantemente pela nossa mente? Eles literalmente vêm de tudo aquilo que já vimos, sentimos e experienciamos. São como fragmentos que são coletados do tesouro da nossa existência até este momento.

Porém, como eles são selecionados para aparecerem no nosso fluxo mental?

Uma das formas como eles são selecionados é por SIMPLES ASSOCIAÇÃO. Um pequeno gesto ou objeto, pode trazer à lembrança algo do nosso passado: um trecho de um livro, uma música ou memória de um acontecimento.

Um outro fator que entra nesta seleção de pensamentos é a sua CARGA EMOCIONAL. Quanto mais forte a emoção associada àquela lembrança, mais fácil de ser recordada ela é. Sendo assim, é mais fácil se lembrar de memórias extremamente boas ou extremamente ruins.

Memórias ruins são especialmente selecionadas devido aos mecanismos de proteção da nossa mente. Como não queremos passar por aquela situação novamente, nossa mente fica constantemente nos recordando dela, nos mantendo alerta para os primeiros sinais de perigo.

Infelizmente, nossa mente é muito ruim em distinguir o passado do nosso presente, e uma lembrança desagradável é revivida com a mesma intensidade da emoção original, nos desestabilizando. É como se estivéssemos vivendo aquilo tudo de novo (a palavra ressentimento literalmente significa 'sentir novamente: re-sentir').

Sendo assim, aquilo que deveria ser um mecanismo de proteção se torna uma fonte de dor interna, que é relembrada com frequência, criando uma trilha mental.

O que é uma Trilha Mental?

Em uma estrada de terra, se um carro passa com frequência no mesmo local, vão se formando sulcos no chão. Com o tempo, é muito difícil impedir que as rodas do carro caiam dentro destes sulcos, que servem como guias para a estrada, mas também dificultam qualquer mudança de direção das rodas.

Da mesma forma, em nossa mente, lembranças, emoções e pensamentos que repetimos com frequência criam trilhas mentais: "sulcos" no nosso fluxo de pensamento que tendem a nos levar sempre para os mesmos lugares. A mente cria hábitos e padrões que são difíceis de quebrar.

Se estes padrões são negativos, podemos ficar atormentados com pensamento e lembranças intrusivas, que podem aparecer sem nenhum aviso e nos levar a estados mentais e emocionais que não desejamos. Ficamos reféns dos mecanismos de funcionamento da nossa própria mente.

Como podemos mudar esta situação? Existe alguma maneira de usar esta mecanismo de formação de trilhas mentais ao nosso favor?

Vamos discutir algumas formas de virar o jogo ao nosso favor nos próximos posts.

O Sussurro da TempestadeO Sussurro da Tempestade