Como Mudar Trilhas Mentais

Como mudar as trilhas mentais que já existem em nossa mente? Esta é a melhor maneira de lidar com pensamentos intrusivos e mudar nossa perspectiva.

TRILHAS MENTAIS

Cesar Felicio

Um estrada sulcada
Um estrada sulcada

Como uma carroça que não consegue escapar dos sulcos profundos em uma estrada de terra, nossa mente tem grande dificuldade em mudar nossos hábitos e trilhas mentais.

O principal desafio em mudar trilhas mentais é ter sabedoria para usar o método correto.

Lutar conscientemente contra pensamentos e lembranças desagradáveis é a melhor maneira de reforçar as trilhas mentais que levam a elas. Lembre-se que um dos principais fatores para fortalecimento de uma lembrança é a intensidade do teor emocional relacionado a ela.

Sendo assim, toda vez que "brigamos" contra um pensamento ou lembrança, mais força estamos dando a ele e mais profundas ficam as trilhas mentais que queremos eliminar.

Como sair então desta situação? Esta é uma condição que parece ser sem saída, uma vez que lutar contra ela somente a reforça. Existem três estratégias bíblicas para lidar com isso.

Aceitação

Aceitar o que aconteceu nos ajuda a encarar uma situação sem reforçá-la. Nossos sentimentos de injustiça, vingança, autocompaixão e vitimização somente reforçam as trilhas negativas, dando força a algo que já passou.

Simplesmente aceitar o que se passou e aceitar que isto faz parte do nosso passado é o primeiro passo para mudar nossas emoções sobre a situação. Não podemos alterar o passado, mas podemos alterar o que falamos para nós mesmos sobre ele.

O que nos consola sobre nosso passado é a promessa de um futuro totalmente novo. Isaías 43:18-19 nos diz:

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Perdão

O perdão age diretamente na parte emocional de um ressentimento. A medida que perdoamos todas as vezes que uma memória dolorosa surgir em nossa mente, gradualmente neutralizamos o veneno daquela lembrança.

Mas não é necessário perdoar somente uma vez e pronto? Sim, mas precisamos ser relembrados que este perdão já aconteceu! A insistência do perdão é o que retira o espinho de nossas lembranças. Veja Mateus 18:22:

Jesus respondeu: "Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete"

Renovação Mental

Ao invés de lutar contra uma trilha mental já estabelecida, o que a faz ficar mais reforçada, colocamos nossas forças para criar uma outra trilha, positiva e agradável.

Esta sabedoria é expressa na Bíblia de diversas formas e é repetida em vários livros. Veja somente o exemplo destes dois versículos:

Filipenses 4:8

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Romanos 12:2:

Parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente, a fim de comprovar por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.

Não lute contra as antigas trilhas mentais que atrapalham sua vida: simplesmente trabalhe para renovar sua mente, criando novos caminhos por onde sua consciência possa andar.