O Poder da Escrita Reflexiva

A capacidade de reorganizar nossos pensamentos é essencial para focar nossa vida. Monte um diário de reflexão e veja a sua maturidade crescer a passos largos.

INFLUÊNCIAS EXTERNAS

Cesar Felicio

Uma caneta tinteiro sobre uma folha manuscrita
Uma caneta tinteiro sobre uma folha manuscrita

Por que manter um diário de reflexões? Esta é uma técnica poderosa para acelerar nosso amadurecimento chamada de escrita reflexiva.

Manter um diário onde nós registramos nossos pensamentos, sentimentos e experiências é uma ferramenta poderosa para nos reconectarmos com nosso verdadeiro eu. Ao examinar nossas experiências e escrevê-las no papel nos permite explorar nossas emoções e pensamentos de maneira mais profunda e organizada.

Como nós escrevemos muito mais devagar do que nós pensamos, o ato da escrita já nos força a reorganizar e revisar nossos pensamentos, para garantir que as frases saiam de forma coerente no papel. Este processo de revisão forçada dos nossos pensamentos e sentimentos muitas vezes já nos ajuda a encontrar o fio da meada da situação ou memória.

Ao nos forçar a reduzir a velocidade dos nossos pensamentos, a escrita reflexiva nos ajudar a reduzir a velocidade de nossa vida, saindo da nossa correria habitual. A maior parte das pessoas que tem este hábito descreve a experiência como estando mais relaxadas ao término da escrita.

Futuramente, ao revisarmos nossas anotações, podemos identificar padrões e insights que revelam nossas verdadeiras paixões, medos e desejos de forma mais clara. Isto acontece porque no processo da revisão nós não estamos tão envolvidos com a emoção original do acontecimento e podemos exercer um discernimento maior sobre elas. Você pode se surpreender com o resultado!

Ao dedicar tempo para escrever regularmente, nós podemos começar ter maior facilidade da ouvir nossa própria voz interior, que muitas vezes é abafada pelo ruído externo. O processo da escrita também pode ajudar a desenvolver uma maior resiliência emocional, tornando mais fácil resistir às pressões externas.. Esse processo de auto exploração é fundamental para entender quem nós realmente somos e o que nós valorizamos.

Um diário também pode ser uma rica herança para nossa família, mostrando a nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos para nossos filhos e entes queridos. A realização de que compartilhamos de problemas e desejos semelhantes pode ser um forte elo de ligação entre as gerações.

O Sussurro da TempestadeO Sussurro da Tempestade