Caos e Visão
De onde vem nossas ideias e visões? Como obter uma visão nova sobre mim ou sobre o mundo ao meu redor?
TRANSFORMAÇÃO PESSOALMENTEPROPÓSITO DE VIDA


A maior parte da Terra está além do alcance de nossa visão. Se nossa visão do mundo acaba no horizonte, estamos totalmente cegos à sua real dimensão.
Se tudo que vemos em nossas vidas é o caos, não conseguimos visualizar nenhum outro futuro.
Caos será sempre caos.
Como criar e moldar algo sem nenhum formato e vazio de possibilidades? Como enfrentar uma escuridão que cobre um abismo? A perspectiva de ter que mexer neste ‘vespeiro’ pode ser desanimadora.
Este foi o segundo desafio no processo de criação. Segundo a narrativa de Gênesis, o que deve nos animar a seguir neste caminho é o fato de que ao seu final, o processo de criação transformou o caos em um mundo perfeito.
Por onde começar a desembaraçar o caos pessoal? Nossas memórias, sentimentos e crenças podem compor um novelo tão embraçado que é difícil encontrar o fio da meada.
Como criar algo a partir do nada? Aí está o primeiro segredo: Não é possível ver o potencial de algo olhando somente para o caos em que ele se encontra. Olhar o caos somente pode inspirar mais caos. O caos, por si só, não gera uma visão de um estado futuro que não seja de ainda mais caos. Mesmo na natureza, são raros os sistemas caóticos que geram ordem espontaneamente.
Na Física, a Segunda Lei da Termodinâmica afirma que todo sistema físico tende a ficar ainda mais desorganizado com o passar do tempo, de forma espontânea. É a lei do aumento contínuo da entropia.
Em palavras simples, a entropia nada mais é que uma medida do grau de desorganização de um sistema físico. E esta desorganização aumenta constantemente.
Este mesmo sentido é expresso popularmente pela famosa ‘Lei de Murphy’: se alguma coisa tem alguma chance de dar errado, certamente dará. Ou seja, a maior parte dos possíveis resultados de uma situação serão desordenados, longe aquilo que desejamos e que gostaríamos que acontecesse e, portanto, parecerão errados aos nossos olhos.
O caos atual jamais nos dará uma pista quanto às suas potencialidades.
Não importa quanto tempo ficamos contemplando o nosso mundo interior: ele não pode nos dar a resposta sobre o caminho ou direção a ser tomada. A resposta deve ser encontrada em um processo interior intencional de prospecção e visualização de possibilidades.
Precisamos visualizar um possível futuro para que ele possa ter a chance de se tornar realidade. Quanto mais clara e palpável for esta visão aos olhos de nossa mente, mais fácil ela se converterá em realidade.
Uma visão impactante tem o poder de transformar nossas vidas instantaneamente. Ela pode nos mover do normal para o extraordinário em um segundo, levando-nos a um incrível mundo de novas possibilidades.
Em um dos Diálogos de Platão, chamado Íon, Sócrates compara a visão a um poder divino. É como um ímã, que não somente é capaz de mover anéis de metal sobre uma mesa, como também é de capaz de fazê-los se magnetizarem e magnetizarem outros anéis à sua volta, causando um efeito em cadeia. Da mesma forma, a visão movimenta a nós mesmos e gera movimento em objetos ao nosso redor.
Conheça mais sobre este assunto lendo